sábado, 13 de novembro de 2010

Waldo < Wald = árvore & floresta de luzes natalinas!

Neste momento de mais uma encenação do teatro alegórico

chamado Natal, em que se celebra o nascimento de uma criança

divina, eu que nasci numa grota no meio do mato, e que sou

matta e matto, chamado Waldo Motta, relembro que Wald, além de

significar governante, dirigente, guia, também é floresta, selva,

bosque, em alemão, e que em hebraico, WLD, é criança. E isso

me faz perceber que este momento é propício à revelação de meu

personagem alegórico no grande teatro do mundo. Além de árvore,

sou agora uma floresta de luzes natalinas!




Inspirado pela idéia da árvore sefirótica dos cabalistas, e em

estudos e reflexões sobre anatomia, e evocando ainda o conceito

de Éden (prazer, delícia) e me incluindo nesta busca pela coisa

perdida e agora reencontrada por mim (eu que sou Waldo), e sem


esquecer a floresta intestinal, onde penetrou o legendário Gilgamesh,


em busca da imortalidade, e da qual o labirinto guardado pelo Minotauro


é uma variação, imagino que o nosso corpo é uma árvore, se visto por


dentro: a coluna vertebral é o caule, ao longo do qual brotam os órgãos...


A alma e o corpo têm as suas estações, ciclos: primavera, verão, outono,


inverno; solstícios, equinócios; dias e noites.




Em meu entender, o Natal é o tempo do renascimento da luz da alma, ou

melhor do florescimento ou talvez frutificação. É um momento de esplendor,

uma epifania! O importante é a metáfora, a alegoria. Não a exatidão

objetiva. De qualquer modo, Natal é isso: o instante do (re) nascimento

da criança divina no âmago de cada um. Não importa em que acreditemos,

temos um Deus adormecido em nós (aliás, cru-ci-fi-ca-do), do qual, por

exemplo, o Cristo histórico é um personagem alegórico (E Jesus tinha

consciência de ser um ator!). Em certos momentos, este Deus adormecido,

crucificado, assassinado por todos (era o povo que gritava: crucificai-o!),

em riba daquele monte, desperta, renasce em cada pecador, assassino.

Isso é Natal. Feliz Natal!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário