"In my beginning is my end"
- T. S. Eliot
Nasci no meio do mato, numa choça pobretona, no fundo de uma grota. Aos 2 ou 3 anos, fui acometido de um mal terrível, dores insuportáveis no baixo ventre, que me faziam rolar no chão, e desmaiar. Nenhum médico ou remédio conseguiu me salvar. Um dia, cheguei a morrer, nos braços de meu pai, e ressuscitei, para continuar sofrendo. Até que um meseiro, chamado Misael, de Três Corações, MG, recomendou uma lavagem intestinal com água de maxixe, que me curou.
Essa cura me deixou impressionado para o resto da vida. Sempre procurei entender o mistério, o segredo do cu, o lugar por onde entrou a minha salvação e por onde o mal foi expelido. Só posso acreditar que Deus me infligiu esse mal para que eu jamais esquecesse esse lugar e, no afã de entender o que me acontecera, acabasse descobrindo que esse é o lugar sagrado, a morada do próprio Deus.
&
Empregando técnicas ditas cabalísticas, conversão de letras em números, análise combinatória, pesquisa anagramática, e com auxílio de dicionários, apresento aqui um estudo da expressão hebraica ב ר א ש י ת Be'REShYTh, traduzida como "No princípio", que inicia e nomeia o primeiro livro da Bíblia.
Alguém disse que o anagrama revela a verdade. É uma espécie de etimologia mais radical, que mergulha nas entranhas das palavras e nos leva a outras dimensões da realidade, ao universo quântico & paralelo das partículas verbais, letras ou fonemas, que se combinam em arranjos luminosos, revelando uma verdade oculta, que raramente emerge à tona da percepção ordinária. Cada letra é um símbolo complexo, que encerra muitos significados, mas sempre coerentes, que reafirmam a mesma mensagem.
Já sabíamos que a etimologia nos conduz à verdade, conforme a etimologia da palavra etimologia. Observemos o sentido etimológico e o campo semântico da palavra origem, seus cognatos, e veremos que os vocábulos têm significados convergentes e apontam sempre um mesmo sentido, isto é, rumo, direção, alvo: a cavidade, a boca, o buraco... oral, oráculo, oratório, oração... princípio, início, começo.
Até no espaço sideral, entre todos os objetos celestes, astros e estrelas, a vedete maior é, de longe, sua majestade, o buraco negro.
Quando vejo filósofos, teólogos, religiosos, cientistas, mestres, doutores, especialistas e toda uma legião interminável em busca do sentido da existência, da explicação da vida, da verdade, do motor universal, de Deus, e de tanta coisa que, no fundo, é a mesma coisa, tenho vontade de pocar de rir. Bastaria que esses pobres diabos olhassem para o próprio rabo.
&
A expressão hebraica ב ר א ש י ת Be'REShYTh, "No princípio", que inicia o primeiro livro da Bíblia, no original, tem 6 letras, equivalentes a números:
ב = 2
ר = 200
א = 1
ש = 300
י = 10
ת = 400
A soma destes números totaliza 913, que pode ser escrito assim:
900 = ץ (letra TzaDY final) Tz
10 = י (YOD) Y
3 = ג (GYMeL) G
Com estas letras pode-se formar a palavra ג צ ou ג ץ GeTz = sm. faísca, centelha; barro. A letra י Y significa = divino; divindade, Deus; mão, dedo, falo.
Estas letras também podem ser arrumadas em outra ordem, embora a letra צ valha 90, neste caso, e a soma seja outra:
ג צ י = meu barro; minha faísca, minha centelha
&
OUTRA LEITURA
As combinações possíveis entre as 6 letras da expressão ב ר א ש י ת Be'REShYTh (1x2x3x4x5x6) chegam a 720, embora nem todas as combinações formem palavras. Convertendo o número 720 em letras, eis o que obtive:
20 = כ K (letra KáPh)
700 = ן N (letra NuN final)
Assim, forma-se a palavra כנ ou כן KeN, que significa: fundamento, base, pedestal; justo, correto, sincero, honesto. Isto quer dizer que o princípio de que fala a Bíblia é uma espécie de base, fundamento, pedestal, alicerce, que possui a virtude de ser justo, correto, sincero, honesto.
Experimentemos uma outra forma de escrever o número 720, adotando as letras כ KáPh (20), ש ShYN (300) e ת TháV (400). O resultado é mais uma revelação:
כ ת ש = KoTheSh = pilão, almofariz, graal
כ ת ש = KáThaSh ou KiTheSh = triturar, moer, pisar, pilar [socar, amassar]
Isso me leva a acreditar que, na realidade, também descobri o famigeradíssimo Santo Graal.
&
Pois bem, neste momento, vamos realizar uma análise mais profunda e radical da expressão ב ר א ש י ת Be'REShYTh, através de um processo anagramático em que as palavras geradas combinam-se para formar mensagens coerentes. Às vezes, em termos crus, realistas; outras, em formas poéticas, metafóricas, em que o alto se revela no baixo. Paradoxos do sagrado.
Estes estudos deixam claro que a linguagem dita espiritual, dos chamados livros sagrados, e dos discursos religiosos, das religiões em geral, constitui uma rede de metáforas e uma floresta de símbolos em que quase todos se perdem.
Eu que me chamo Waldo, e sou floresta, e também guia, dirigente, governante, estou aqui para guiar as almas perdidas nesta maranha de luzes, sombras, perigos, espantos e delícias.
Agora, vou mostrar a todos o que é o princípio misterioso a que alude a primeira palavra do primeiro versículo do primeiro capítulo do primeiro livro da Bíblia.
ב ר א ש י ת
ב (Be) = em, entre, dentro, através, com
ר א י (RÁY) = fezes, excremento; aspecto, forma, figura
ש ת (SheTh) = nádegas, traseiro
ב (Be) = cavidade, buraco; recipiente, vasilha
ר א י (RÁY) = fezes, excremento; aspecto, forma, figura
ש ת (SheTh) = nádegas, traseiro
ב (Be) = casa, morada, templo, palácio
ר א י (RÁY) = fezes, excremento; aspecto, forma, figura
ש ת (SheTh) = nádegas, traseiro
ב י ר א (BYRÁ) = poço, cisterna, buraco
ש ת (SheTh) = nádegas, traseiro
ת א (ThÁ) = aposento, cubículo, antro
ב ש ר י (Be'SáRY) = carnudo, polpudo
ב י ת (BaYTh) = recipiente, receptáculo; casa, morada, templo
ש א ר (She'ER) = corpo; carne; alimento; parente
ת א י (ThAEY) = cubículo, câmara, recinto
ש ב ר (ShéVéR) = cereais, grãos, provisões, alimento
ב (Be) = em, com, através
ש א ר י ת (She'ERYTh) = resto, sobra, resíduo, remanescente
ב י ת (BaYTh) = recipiente; vasilha, vaso; cavidade, buraco
ש א ר (Se'ER) = fermentar, levedar [fermentação, levedação]
ב י ת (BaYTh) = recipiente; vasilha, vaso; buraco, cavidade
ש א ר (She'AR) = resto, sobra, resíduo
ר א י (RÁY) = aspecto, aparência, forma; visão, espetáculo
ב ש ת (BoShéTh) = vergonha, infâmia
ש ב ת (ShéVéTh) = permanência, descanso, repouso
ר א י (RÁY) = excremento, fezes
ת א ר (ThoÁR) = sm. forma, figura, imagem, aparência, título, grau, qualidade
ב י ש (BYSh) = mau, ruim, desagradável
ת א י (ThAEY) = cubículo, câmara, recinto
ב א ש (Be'OSh) = mau cheiro, fedor, catinga
ב י ר (BaYR) = poço, cisterna, cacimba, buraco
ש א ת (She'ETh) = ruína, devastação, calamidade, desgraça
ש א ת (She'ETh) = ruína, devastação, calamidade, desgraça
ר ב י (RaBY) = mestre, professor
ש א ת (She'ETh) = ruína, devastação, calamidade, desgraça
ר ב י (RuBY) = grande, abundante
&&&
ב י ר (BaYR) = poço, cisterna, cacimba, buraco
ש א ת (Se'ETh) = força, vigor, elevação, majestade
ש א ת (Se'ETh) = força, vigor, elevação, majestade
ר ב י (RaBY) = mestre, professor
ש א ת (Se'ETh) = força, vigor, elevação, majestade
ר ב י (RuBY) = grande, abundante
ב י ת (BaYTh) = recipiente, morada, lar, palácio, templo
א ש ר (OShéR) = felicidade, benção, contentamento, alegria
ב א ר ת (Be'ERoTh) = poço, cisterna
י ש (YêSh) = substância, essência, síntese; ser, realidade
ת ש ר (ThéShéR) = presente, doação, dádiva, graça, oferenda
א ב י (EVY) = meu viço, meu vigor, minha juventude
ר א ש (ROSh) = base, fundamento; cume, ápice; essência, substância
ב י ת (BaYTh) = casa, morada, palácio, templo; recipiente, vaso
א ב (ÁV) = pai, mestre, iniciador, criador, base
י ש ר ת (YShRaTh) = sinceridade, honestidade, retidão
ת א (ThA) = cubículo, recinto, câmara
ש י (ShaY) = doação, dádiva, graça, presente
ר ב (RaV ou RáV) = abundante, grande
ת א י (TháEY) = cubículo, recinto, aposento, câmara
ב ש ר (BáSSáR) = carne, corpo
ש ר (ShóR) = umbigo [centro, núcleo, cerne]
ב ת א י (BaThAY) = dono ou senhor da casa; chefe, líder
ש י ת (ShYTh) = poço, fosso, buraco
ר ב א (RaBÁ) = grande, importante, grandioso
י ש ר (YéShéR) = endireitamento, alinhamento, retificação, correção
ת א ב (ThaAV) = desejo, anseio, anelo, vontade, volição
ר י ב (RYV) = pleitear, litigar, disputar, demandar, reivindicar
ש א ת (Se'ETh) = força, vigor, poder, dignidade, majestade
ב י ת (BiYeTh) = domesticar, domar, adestrar
ש א ר (She'ER) = corpo; carne
ב י ת (BiYeTh) = domesticar, domar, adestrar, cativar, amansar, treinar, educar
ר א ש (ROSh) = líder, chefe; cabeça; consciência, discernimento
ש י ת (ShYTh) = poço, buraco, antro
ב א ר (BeER) = explicar, esclarecer, clarificar, elucidar, revelar
ב א ר ת (Be'ERoTh) = poço, buraco, cisterna, antro
ש י (ShaY) = dádiva, graça, misericórdia, doação
ת א י (TháEY) = cubículo, antro
ש ב ר (SeVéR) = esperança, fé, expectativa
ש ת (SháTh) = fundamento, alicerce, origem
ב ר י א (BáRYI) = saudável, são, robusto, forte
א ת ר (AThaR) = lugar, local, sítio
י ש ב (YáShaV) = sentar, permanecer, ficar; residir, morar, viver
י ש (YêSh) = sm. substância, essência, síntese; ser, realidade
ב ת ר א (BaThRÁ) = final, derradeiro, último
ת א ב (ThaAV) = desejo, anseio, anelo, aspiração
ש ר י (SháReY) = autorizado, permissível
ת א ב (ThaAV) = desejo, anseio, anelo, aspiração
י ש ר (YáSháR) = justo, honesto, direito, reto, agradável
ת א ב (ThaAV) = desejo, anseio, anelo, aspiração
ש י ר (ShaYáR) = viajante, peregrino
&&&
DICIONÁRIOS CONSULTADOS:
Dicionário Hebraico-Português. Jaffa Rifka Berezzin. São Paulo : EDUSP, 1995.
Dicionário Hebraico-Português & Aramaico-Português. Nelson Kirst et al. São Leopoldo / Petrópolis : Sinodal / Vozes, 1988.
&&
Alerto aos puristas e incautos que os verbos aqui traduzidos no infinitivo, na realidade, estão no pretérito, terceira pessoa do singular, como aparecem em dicionários modernos de hebraico, conforme explica a professora Jaffa Rifka Berezzin, em seu Dicionário Hebraico-Português.
&
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Titular: Edivaldo Motta
Banco: Caixa Econômica Federal
Número do Banco: 104
Agência: 2042
Código de Operação: 013
Número da Conta: 63456-1
&
CONTATOS COM O AUTOR:
waldo_motta@hotmail.com
waldomotta@bol.com.br
- T. S. Eliot
Nasci no meio do mato, numa choça pobretona, no fundo de uma grota. Aos 2 ou 3 anos, fui acometido de um mal terrível, dores insuportáveis no baixo ventre, que me faziam rolar no chão, e desmaiar. Nenhum médico ou remédio conseguiu me salvar. Um dia, cheguei a morrer, nos braços de meu pai, e ressuscitei, para continuar sofrendo. Até que um meseiro, chamado Misael, de Três Corações, MG, recomendou uma lavagem intestinal com água de maxixe, que me curou.
Essa cura me deixou impressionado para o resto da vida. Sempre procurei entender o mistério, o segredo do cu, o lugar por onde entrou a minha salvação e por onde o mal foi expelido. Só posso acreditar que Deus me infligiu esse mal para que eu jamais esquecesse esse lugar e, no afã de entender o que me acontecera, acabasse descobrindo que esse é o lugar sagrado, a morada do próprio Deus.
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Empregando técnicas ditas cabalísticas, conversão de letras em números, análise combinatória, pesquisa anagramática, e com auxílio de dicionários, apresento aqui um estudo da expressão hebraica ב ר א ש י ת Be'REShYTh, traduzida como "No princípio", que inicia e nomeia o primeiro livro da Bíblia.
Alguém disse que o anagrama revela a verdade. É uma espécie de etimologia mais radical, que mergulha nas entranhas das palavras e nos leva a outras dimensões da realidade, ao universo quântico & paralelo das partículas verbais, letras ou fonemas, que se combinam em arranjos luminosos, revelando uma verdade oculta, que raramente emerge à tona da percepção ordinária. Cada letra é um símbolo complexo, que encerra muitos significados, mas sempre coerentes, que reafirmam a mesma mensagem.
Já sabíamos que a etimologia nos conduz à verdade, conforme a etimologia da palavra etimologia. Observemos o sentido etimológico e o campo semântico da palavra origem, seus cognatos, e veremos que os vocábulos têm significados convergentes e apontam sempre um mesmo sentido, isto é, rumo, direção, alvo: a cavidade, a boca, o buraco... oral, oráculo, oratório, oração... princípio, início, começo.
Até no espaço sideral, entre todos os objetos celestes, astros e estrelas, a vedete maior é, de longe, sua majestade, o buraco negro.
Quando vejo filósofos, teólogos, religiosos, cientistas, mestres, doutores, especialistas e toda uma legião interminável em busca do sentido da existência, da explicação da vida, da verdade, do motor universal, de Deus, e de tanta coisa que, no fundo, é a mesma coisa, tenho vontade de pocar de rir. Bastaria que esses pobres diabos olhassem para o próprio rabo.
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A expressão hebraica ב ר א ש י ת Be'REShYTh, "No princípio", que inicia o primeiro livro da Bíblia, no original, tem 6 letras, equivalentes a números:
ב = 2
ר = 200
א = 1
ש = 300
י = 10
ת = 400
A soma destes números totaliza 913, que pode ser escrito assim:
900 = ץ (letra TzaDY final) Tz
10 = י (YOD) Y
3 = ג (GYMeL) G
Com estas letras pode-se formar a palavra ג צ ou ג ץ GeTz = sm. faísca, centelha; barro. A letra י Y significa = divino; divindade, Deus; mão, dedo, falo.
Estas letras também podem ser arrumadas em outra ordem, embora a letra צ valha 90, neste caso, e a soma seja outra:
ג צ י = meu barro; minha faísca, minha centelha
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OUTRA LEITURA
As combinações possíveis entre as 6 letras da expressão ב ר א ש י ת Be'REShYTh (1x2x3x4x5x6) chegam a 720, embora nem todas as combinações formem palavras. Convertendo o número 720 em letras, eis o que obtive:
20 = כ K (letra KáPh)
700 = ן N (letra NuN final)
Assim, forma-se a palavra כנ ou כן KeN, que significa: fundamento, base, pedestal; justo, correto, sincero, honesto. Isto quer dizer que o princípio de que fala a Bíblia é uma espécie de base, fundamento, pedestal, alicerce, que possui a virtude de ser justo, correto, sincero, honesto.
Experimentemos uma outra forma de escrever o número 720, adotando as letras כ KáPh (20), ש ShYN (300) e ת TháV (400). O resultado é mais uma revelação:
כ ת ש = KoTheSh = pilão, almofariz, graal
כ ת ש = KáThaSh ou KiTheSh = triturar, moer, pisar, pilar [socar, amassar]
Isso me leva a acreditar que, na realidade, também descobri o famigeradíssimo Santo Graal.
&
Pois bem, neste momento, vamos realizar uma análise mais profunda e radical da expressão ב ר א ש י ת Be'REShYTh, através de um processo anagramático em que as palavras geradas combinam-se para formar mensagens coerentes. Às vezes, em termos crus, realistas; outras, em formas poéticas, metafóricas, em que o alto se revela no baixo. Paradoxos do sagrado.
Estes estudos deixam claro que a linguagem dita espiritual, dos chamados livros sagrados, e dos discursos religiosos, das religiões em geral, constitui uma rede de metáforas e uma floresta de símbolos em que quase todos se perdem.
Eu que me chamo Waldo, e sou floresta, e também guia, dirigente, governante, estou aqui para guiar as almas perdidas nesta maranha de luzes, sombras, perigos, espantos e delícias.
Agora, vou mostrar a todos o que é o princípio misterioso a que alude a primeira palavra do primeiro versículo do primeiro capítulo do primeiro livro da Bíblia.
ב ר א ש י ת
ב (Be) = em, entre, dentro, através, com
ר א י (RÁY) = fezes, excremento; aspecto, forma, figura
ש ת (SheTh) = nádegas, traseiro
ב (Be) = cavidade, buraco; recipiente, vasilha
ר א י (RÁY) = fezes, excremento; aspecto, forma, figura
ש ת (SheTh) = nádegas, traseiro
ב (Be) = casa, morada, templo, palácio
ר א י (RÁY) = fezes, excremento; aspecto, forma, figura
ש ת (SheTh) = nádegas, traseiro
ב י ר א (BYRÁ) = poço, cisterna, buraco
ש ת (SheTh) = nádegas, traseiro
ת א (ThÁ) = aposento, cubículo, antro
ב ש ר י (Be'SáRY) = carnudo, polpudo
ב י ת (BaYTh) = recipiente, receptáculo; casa, morada, templo
ש א ר (She'ER) = corpo; carne; alimento; parente
ת א י (ThAEY) = cubículo, câmara, recinto
ש ב ר (ShéVéR) = cereais, grãos, provisões, alimento
ב (Be) = em, com, através
ש א ר י ת (She'ERYTh) = resto, sobra, resíduo, remanescente
ב י ת (BaYTh) = recipiente; vasilha, vaso; cavidade, buraco
ש א ר (Se'ER) = fermentar, levedar [fermentação, levedação]
ב י ת (BaYTh) = recipiente; vasilha, vaso; buraco, cavidade
ש א ר (She'AR) = resto, sobra, resíduo
ר א י (RÁY) = aspecto, aparência, forma; visão, espetáculo
ב ש ת (BoShéTh) = vergonha, infâmia
ש ב ת (ShéVéTh) = permanência, descanso, repouso
ר א י (RÁY) = excremento, fezes
ת א ר (ThoÁR) = sm. forma, figura, imagem, aparência, título, grau, qualidade
ב י ש (BYSh) = mau, ruim, desagradável
ת א י (ThAEY) = cubículo, câmara, recinto
ב א ש (Be'OSh) = mau cheiro, fedor, catinga
ב י ר (BaYR) = poço, cisterna, cacimba, buraco
ש א ת (She'ETh) = ruína, devastação, calamidade, desgraça
ש א ת (She'ETh) = ruína, devastação, calamidade, desgraça
ר ב י (RaBY) = mestre, professor
ש א ת (She'ETh) = ruína, devastação, calamidade, desgraça
ר ב י (RuBY) = grande, abundante
&&&
ב י ר (BaYR) = poço, cisterna, cacimba, buraco
ש א ת (Se'ETh) = força, vigor, elevação, majestade
ש א ת (Se'ETh) = força, vigor, elevação, majestade
ר ב י (RaBY) = mestre, professor
ש א ת (Se'ETh) = força, vigor, elevação, majestade
ר ב י (RuBY) = grande, abundante
ב י ת (BaYTh) = recipiente, morada, lar, palácio, templo
א ש ר (OShéR) = felicidade, benção, contentamento, alegria
ב א ר ת (Be'ERoTh) = poço, cisterna
י ש (YêSh) = substância, essência, síntese; ser, realidade
ת ש ר (ThéShéR) = presente, doação, dádiva, graça, oferenda
א ב י (EVY) = meu viço, meu vigor, minha juventude
ר א ש (ROSh) = base, fundamento; cume, ápice; essência, substância
ב י ת (BaYTh) = casa, morada, palácio, templo; recipiente, vaso
א ב (ÁV) = pai, mestre, iniciador, criador, base
י ש ר ת (YShRaTh) = sinceridade, honestidade, retidão
ת א (ThA) = cubículo, recinto, câmara
ש י (ShaY) = doação, dádiva, graça, presente
ר ב (RaV ou RáV) = abundante, grande
ת א י (TháEY) = cubículo, recinto, aposento, câmara
ב ש ר (BáSSáR) = carne, corpo
ש ר (ShóR) = umbigo [centro, núcleo, cerne]
ב ת א י (BaThAY) = dono ou senhor da casa; chefe, líder
ש י ת (ShYTh) = poço, fosso, buraco
ר ב א (RaBÁ) = grande, importante, grandioso
י ש ר (YéShéR) = endireitamento, alinhamento, retificação, correção
ת א ב (ThaAV) = desejo, anseio, anelo, vontade, volição
ר י ב (RYV) = pleitear, litigar, disputar, demandar, reivindicar
ש א ת (Se'ETh) = força, vigor, poder, dignidade, majestade
ב י ת (BiYeTh) = domesticar, domar, adestrar
ש א ר (She'ER) = corpo; carne
ב י ת (BiYeTh) = domesticar, domar, adestrar, cativar, amansar, treinar, educar
ר א ש (ROSh) = líder, chefe; cabeça; consciência, discernimento
ש י ת (ShYTh) = poço, buraco, antro
ב א ר (BeER) = explicar, esclarecer, clarificar, elucidar, revelar
ב א ר ת (Be'ERoTh) = poço, buraco, cisterna, antro
ש י (ShaY) = dádiva, graça, misericórdia, doação
ת א י (TháEY) = cubículo, antro
ש ב ר (SeVéR) = esperança, fé, expectativa
ש ת (SháTh) = fundamento, alicerce, origem
ב ר י א (BáRYI) = saudável, são, robusto, forte
א ת ר (AThaR) = lugar, local, sítio
י ש ב (YáShaV) = sentar, permanecer, ficar; residir, morar, viver
י ש (YêSh) = sm. substância, essência, síntese; ser, realidade
ב ת ר א (BaThRÁ) = final, derradeiro, último
ת א ב (ThaAV) = desejo, anseio, anelo, aspiração
ש ר י (SháReY) = autorizado, permissível
ת א ב (ThaAV) = desejo, anseio, anelo, aspiração
י ש ר (YáSháR) = justo, honesto, direito, reto, agradável
ת א ב (ThaAV) = desejo, anseio, anelo, aspiração
ש י ר (ShaYáR) = viajante, peregrino
&&&
DICIONÁRIOS CONSULTADOS:
Dicionário Hebraico-Português. Jaffa Rifka Berezzin. São Paulo : EDUSP, 1995.
Dicionário Hebraico-Português & Aramaico-Português. Nelson Kirst et al. São Leopoldo / Petrópolis : Sinodal / Vozes, 1988.
&&
Alerto aos puristas e incautos que os verbos aqui traduzidos no infinitivo, na realidade, estão no pretérito, terceira pessoa do singular, como aparecem em dicionários modernos de hebraico, conforme explica a professora Jaffa Rifka Berezzin, em seu Dicionário Hebraico-Português.
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Banco: Caixa Econômica Federal
Número do Banco: 104
Agência: 2042
Código de Operação: 013
Número da Conta: 63456-1
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CONTATOS COM O AUTOR:
waldo_motta@hotmail.com
waldomotta@bol.com.br
Me sinto profundamente honrado por reconhecer o Deus que está em Waldo Motta! E desejo ardorosamente que outras pessoas alcancem essa Glória. Pois reconhecer o Deus no outro é reconhecer que você também é uma centelha divina, um microcosmo que sintetiza todo o universo, ampliando-o nas suas pequenezas. Deus ama os sinceros de coração. Quem perceber a sinceridade dos propósitos de Waldo Motta será terrivelmente amado por Deus!
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